Skip to content

Guia de Carreiras Globais – Fundraising

Se você já ficou sem entender nada ao ver algum anúncio de vaga em uma organização ou ONG internacional com áreas bem técnicas e específicas, estamos aqui para te ajudar.

Desde o início, o Carreiras Globais foi pensado como um espaço para democratizar o acesso de brasileiras e brasileiros a informações práticas para carreiras internacionais.

As organizações e ONGs internacionais contratam cada vez mais profissionais extremamente especializados. No entanto, quem pretende trabalhar nessa área muitas vezes não sabe qual o caminho e quais as possibilidades de atuação.

Pensando nisso, estamos iniciando uma série de posts para explicar as áreas específicas, dar dicas para ajudar na empregabilidade e responder as dúvidas que mais recebemos:

O que preciso estudar? Como é o trabalho? Como encontro vagas nessa área?

No primeiro post do Guia de Carreiras Globais, explicamos o que é e como se preparar para conseguir um trabalho na área de Fundraising.

Primeira dica:

Antes de começarmos, queremos deixar uma dica pra você:

Com cada vez mais desafios no setor internacional para acesso a financiamento de países, a demanda para profissionais especializados em fundraising tem crescido muito.

Arraste para o lado para conhecer mais sobre esses profissionais essenciais em organizações internacionais e ONGs!

O que é fundraising?

Em Português se chama “captação de recursos”.

Tanto ONGs como organizações internacionais necessitam de recursos financeiros para suas operações – para pagar seus funcionários e implementar uma operação humanitária de emergência, por exemplo.

Nem a ONU foge disso – entidades como a UNICEF, ACNUR precisam buscar recursos para implementar seus projetos.

Para isso, elas dependem das suas equipes de fundraising que planejam estratégias para que essas organizações tenham recursos para funcionar.

Como é o trabalho?

Para quem se especializa nessa área o trabalho pode ser altamente técnico, redigindo propostas para fundos para fundos internacionais como o Global Fund, por exemplo, ou planejando a estratégia de arrecadação de recursos de uma organização internacional.

O trabalho também pode ser no nível operacional, trabalhando na organização de eventos e mapeando e construindo relacionamentos com possíveis doadores.

O que eu preciso estudar?

Não existem requisitos de diploma específico para a área, mas conhecimentos em RI e Comunicação ajudam. O essencial é ter um conhecimento profundo dos aspectos técnicos de financiamento internacional e operações da organização e ser capaz de transmitir isso para potenciais doadores.

Exemplos de cargos na área

  • Assistente/Oficial/Gerente de Captação de Recursos
  • Grant/Technical Writer

Uma última dica

Se tem interesse em trabalhar nessa área, foque seus estudos em modelos de financiamento de projetos internacionais e aprenda sobre como funciona o Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária, o Fundo para a Construção da Paz das Nações Unidas entre tantos outros.

E aí, se interessou? Não deixe de nos acompanhar no instagram carreirasglobais e não perca nenhuma vaga nessa área!

1 reply »

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Siga-nos e não perca nennhuma oportunidade

%d bloggers like this: