Skip to content

Em Casa? Avaliamos 4 cursos online e gratuitos para se preparar para uma carreira em Organizações Internacionais

Você sabe qual a diferença entre migrantes e refugiados? E você já se perguntou qual a rotina diária de alguém que trabalha para organizações em zonas de guerra? E, afinal, qual é o papel do secretário-geral da ONU? Esses cursos vão te ajudar a responder essas perguntas!

Muitos estão trabalhando e estudando em casa nesses dias e nós não somos diferentes! Aproveitamos esse tempo para fazer alguns cursos online e analisamos 4 que consideramos ser os mais úteis para carreiras em organizações internacionais. Nosso critério principal foi cursos que ofereçam noções práticas e que tenham relação com o dia-a-dia no setor internacional.

Selecionamos cursos em inglês ou espanhol, que podem ser acompanhados com legendas no idioma. Se você acha que o seu inglês ou espanhol não está lá essas coisas, essa também pode ser uma boa oportunidade para treinar esses idiomas importantíssimos em carreiras internacionais. Os vídeos acompanham texto e você pode ir fazendo no seu ritmo, sem pressão!

Então aí vai o resultado final da avaliação com os nossos comentários:

1. Gestão de Organizações Internacionais (International Organizations Management) – Universidade de Genebra

Não é tão fácil achar cursos e explicações sobre os aspectos práticos do funcionamento de organizações internacionais (e é isso uma das coisas que queremos contar mais pra vocês aqui no Carreiras Globais).

Esse curso é uma excelente opção para quem tem interesse em trabalhar em organizações internacionais e quer ter uma visão mais clara das operações do dia-a-dia dessas instituições. O curso inicia com um breve histórico sobre essas organizações e logo já parte para detalhes de suas estruturas de funcionamento, com foco na Organização das Nações Unidas, a ONU.

Por que recomendamos? O curso não descuida da parte teórica do funcionamento das organizações internacionais, mas vai além: apresenta os detalhes práticos da operação dessas organizações, como temas relacionados à captação de recursos, estruturas de liderança, desafios do setor. Muito útil para quem se vê um dia trabalhando em uma organização desse tipo, ou já trabalha e quer se aprofundar em alguns aspectos.

O curso está em inglês e você pode acompanhar com legendas em inglês ou em francês. Todas as palestras estão disponíveis em texto também. Ele está disponível de forma gratuita, ou, se você tiver interesse, pode investir em um certificado. Acesse o curso aqui.

Atenção: notamos que em algumas páginas do Coursera ele aparece traduzido de forma incorreta como “Gestão de Empresas Internacionais”, mas não se engane, o curso é sobre Gestão de Organizações Internacionais.

2. Direitos Humanos: Os direitos das pessoas refugiadas (Derechos humanos: Los derechos de las personas refugiadas) – Amnesty International

Esse é ideal para quem é apaixonado pela idéia de trabalhar em assistência a refugiados.

A proteção aos refugiados é uma das atividades mais visíveis das organizações internacionais, com operações em diversos lugares do mundo auxiliando pessoas que tiveram de fugir de suas casas por violência, conflito, entre outras razões. Esse curso oferecido pela Amnesty International, uma das maiores ONGs internacionais de Direitos Humanos do mundo, apresenta uma introdução sobre vários aspectos do trabalho de organizações que trabalham nessa área.

Nele você aprenderá as noções principais relativas à Convenção de 1951 sobre refugiados, como se dá a aplicação prática desses direitos e aprenderá a diferenciar entre migrantes, refugiados e deslocados internos (e qual a importância disso).

Por que recomendamos? Proteção aos refugiados é um tema que não só é interessante e traz imensa satisfação pessoal: também é uma área com crescente necessidade de profissionais capacitados. O curso apresenta vários conceitos técnicos do Direito e das Ciências Sociais de uma forma clara e acessível a qualquer público, sem perder a densidade.

Se a ideia de trabalhar em assistência a refugiados te apaixona, mas você ainda não teve a oportunidades de aprender os detalhes sobre o sistema internacional de proteção, esse curso vai ajudar (e muito).

O curso está disponível em espanhol (com legendas em espanhol) e de forma gratuita, ou, se você tiver interesse, pode investir em um certificado. Acesse o curso aqui.

3. International Humanitarian Law in Theory and Practice – Direito Internacional Humanitário na Teoria e na Prática (Universidade de Leiden)

Você sabe a diferença entre Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direitos dos Refugiados? Embora conectadas, essas três áreas possuem regras e atuações bem distintas na prática.

Grande parte do trabalho das organizações internacionais se dá no campo, implementando operações e protegendo indivíduos afetados por fome, violência e conflito armado em alguns dos contextos mais complexos do mundo.

Esse curso introduz o Direito Humanitário (DIH) também chamado de Direito Internacional dos Conflitos Armados, não só por meio da explicação dos conceitos legais, como as Convenções de Genebra, mas também a realidade da atuação de profissionais que dedicam suas vidas a auxiliar indivíduos afetados por violência.

Por que recomendamos? O curso foge da abordagem tradicional do Direito Internacional Humanitário apresentando informação sobre a área de trabalho e sobre as atividades esperadas de um profissional que se especializa nessa área – especialmente o trabalho do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR), a organização responsável por fazer valer as Convenções de Genebra em países enfrentando situações de conflito armedo.

Também traz discussões interessantes sobre a relação entre o Direito Humanitário e os Direitos Humanos, duas áreas com aplicabilidades bem diferentes, mas que ainda gera bastante confusão.

Uma compreensão do DIH é essencial para qualquer profissional que trabalhe em organizações internacionais em áreas relacionadas à proteção a pessoas, seja em tempos de guerra ou de paz.

O curso está disponível em inglês (com legendas em inglês) e de forma gratuita, ou, se você tiver interesse, pode investir em um certificado. Acesse o curso aqui.

4. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – The Sustainable Development Goals (SDGs) – Universidade de Copenhague

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) são 17 metas lançadas pela ONU para um futuro mais seguro e saudável e adotadas por 193 países.

Nesse curso oferecido pela Universidade de Copenhague são explicados os conceitos de sustentabilidade, como ele se articular com o conceito de desenvolvimento e de que forma as ODSs são implementadas e seu cumprimento é monitorado. O curso também dedica uma parte específica à ODS 13 – Mudança Climática.

Por que recomendamos? A importância das ODSs hoje transcende o âmbito das Nações Unidas. A sua adoção mudou o conceito de desenvolvimento e estabeleceu uma visão conjunta de futuro sustentável para a humanidade. Compreender as ODSs é essencial para quem pretende trabalhar ou já trabalha em áreas globais.

O curso está disponível em inglês (com legendas em inglês) e de forma gratuita, ou, se você tiver interesse, pode investir em um certificado. Acesse o curso aqui.

Siga nosso perfil no instagram @carreirasglobais para não perder nenhuma oportunidade e, em caso de qualquer dúvida, deixa um comentário!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Siga-nos e não perca nennhuma oportunidade

%d bloggers like this: